Tradições de Natal na América Latina e Espanha

20 de Diciembre de 2018
Tradições de Natal na América Latina e Espanha

O Natal, no Brasil, é o momento de encontro da família, de festejar com os amigos, de agradecer e celebrar. Na maioria das casas, isso acontece em meio a uma tradição.

A mesa farta, pratos típicos como o peru de Natal e as frutas secas. Todos à espera da meia-noite para a troca de presentes. As crianças aguardam ansiosas a chegada do Papai Noel. O amigo secreto também já virou uma tradição.

Mas será que é assim nos demais países da América Latina e na Espanha?

Como a Espanhol Fluente acredita que conhecer a cultura de um país enriquece o aprendizado do idioma, preparamos para você esse post com um apanhado das tradições de Natal na Espanha e em alguns países da América Latina. Vamos lá?

 

Bolívia

Assim como no Brasil, as ruas são enfeitadas durante o mês de dezembro. No dia 24, há uma ceia e troca de presentes. Nesse momento, cada membro da família faz seus votos de paz e união. Depois da missa do Galo, sai uma procissão com a imagem do Menino Jesus, com cânticos e danças de Natal ao som de instrumentos típicos bolivianos, que segue até o amanhecer.
Pela manhã, as famílias levam seus presépios à igreja para que sejam abençoados.

 

Colômbia

São muito tradicionais os jogos natalinos, tanto para as crianças quanto para os mais crescidos. Eles acontecem de 16 a 24 de dezembro e servem para estreitar os laços de afeto e amizade.
O Dia das Velinhas também é tradicional na Colômbia. No dia 7 de dezembro as famílias acendem velas em frente de casa e, assim, formam uma caminho para a visita da Virgem Maria.
As crianças pedem seus presentes para o Menino Jesus.

 

Honduras, Peru e México

Nesses países, ocorrem as Pousadas. Nos 12 dias que antecedem o Natal, cada casa acolhe vizinhos para uma oração e convívio junto ao presépio, como as novenas no Brasil.
No México, as Pousadas ainda incluem jogos típicos, como a quebra das pinhatas com doces dentro, que representam as bênçãos de Deus.

 

Argentina e Uruguai

Apesar de ambos terem tradições natalinas parecidas com as do Brasil, o cardápio da ceia é bem diferente. Na Argentina, há preferência pelas comidas frescas, já que é verão. No Uruguai, o cordeiro é o prato mais tradicional.

 

Espanha

As crianças enviam cartas com pedidos de presentes para os Reis Magos, que chegam na noite de 6 de janeiro, e não para o Papai Noel.

Essa é a tradição, mas, mais recentemente, algumas famílias têm optado por dar os presentes na noite de Natal para que as crianças possam brincar durante o recesso escolar.

Aliás, o dia 6 de janeiro é muito celebrado na Espanha, até com desfile dos Reis Magos pelas ruas das cidades.

E você, tem alguma tradição específica de sua família? São essas história que fazem do Natal um momento especial, para ser lembrado.

 

A Espanhol Fluente deseja a você um Natal de muita união, paz e felicidade, com as pessoas que ama.
Feliz Natal!!!

 
 Compartir noticia