Terceiro idioma é decisivo no mercado de trabalho

19 de Julio de 2018
Terceiro idioma é decisivo no mercado de trabalho

 

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, dominar a língua inglesa, há tempos, deixou de ser um diferencial e se tornou um requisito básico. Sendo assim, muitos profissionais passaram a investir em um terceiro idioma para ter um currículo destacado.

Para se ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela consultoria Talenses, para 58% das empresas, o conhecimento em um terceiro idioma é decisivo na hora de contratar um novo colaborador.

Nesse contexto, vale ressaltar que, depois do inglês, a língua mais exigida no mercado, hoje, é o espanhol. Ou seja, aprender esse idioma pode ser uma excelente maneira de alavancar a carreira – inclusive para quem já domina o inglês – servindo, até mesmo, como um item de desempate na disputa por uma vaga entre dois candidatos.

Ficou interessado? Então, siga a leitura do post e saiba mais como esse terceiro idioma poderá ajudá-lo a se destacar profissionalmente. Vamos lá?

Aprender um terceiro idioma vale a pena?

Aprender um terceiro idioma, de maneira geral, abre diversas portas, uma vez que possibilita a comunicação com um maior número de pessoas – tanto no campo pessoal quanto profissional -, amplia a visão de mundo e conhecimento e nos coloca à frente uma série de novas oportunidades, inclusive de carreira.

Aliás, a pesquisa realizada pela consultoria Talenses também indicou que 60% dos entrevistados veem no mercado de trabalho o principal motivo para aprenderem um novo idioma.

E eles estão certos! O Brasil está cada vez mais inserido no contexto internacional e, por isso mesmo, as empresas brasileiras precisam de profissionais fluentes em outras línguas.

Há algum tempo, o executivo que dominava o inglês podia falar com empresas de qualquer nacionalidade. Mas já se sabe que conhecer o idioma específico daqueles com quem se está negociando faz diferença na hora de fechar contrato.

Isso porque, além de facilitar a comunicação, o aprendizado do idioma específico possibilita um conhecimento mais profundo daquela cultura, facilitando as relações, inclusive profissionais.

Por que o espanhol?

A língua, praticamente, isolou o Brasil do restante da América Latina. Foi com o Mercosul que nos aproximamos de nossos vizinhos. Assim, o comércio entre esses países aumentou significativamente e profissionais com domínio do espanhol passaram a ser cada vez mais valorizados e requisitados.

Ademais, para um executivo que é transferido para um país hispânico, por exemplo, é extremamente necessário dominar o espanhol, afinal, colegas de trabalho ou subordinados precisam entender corretamente as tarefas a serem desempenhadas, o que será mais difícil em inglês.

E não podemos nos esquecer que o espanhol é a segunda língua mais falada do mundo! Aprender o idioma vai abrir uma possibilidade de comunicação com nada menos que 427 milhões de pessoas.

E para quem tem o português como língua materna e já fala inglês, investir no espanhol como terceiro idioma é ótima ideia, porque, para além da importância da língua no mundo – como já vimos – seu aprendizado será mais fácil do que qualquer outro idioma.

Na Espanhol Fluente, trabalhamos com uma metodologia exclusiva que possibilita que, em apenas 3 meses, o aluno já consiga participar de uma reunião em espanhol. Em 12 meses, já estará se comunicando como um nativo!

Enfim, o terceiro idioma pode ser um grande diferencial no seu currículo. Entre em contato conosco e conheça nosso curso de espanhol para negócios com aulas online por videoconferência!

 

 
 Compartir noticia