Saiba como se preparar para uma feira internacional

24 de Noviembre de 2018
Saiba como se preparar para uma feira internacional

 

Para quem quer promover seus produtos em outros países, nada melhor do que participar das feiras internacionais. A América Latina conta com um extenso calendário de eventos nos mais variados segmentos.

Porém, para que o investimento se transforme em negócios, é necessário estar preparado. Essa preparação deve começar com vários meses de antecedência para que tudo saia da melhor forma possível.

Ficou interessado? Então, acompanhe nosso passo a passo para participar de uma feira internacional! Vamos lá?

Escolha bem o evento

Como falamos, o calendário de feiras pelo mundo é extenso. Procure as que têm a ver com o produto que quer comercializar.

Leve em consideração também o mercado que quer atingir. Será que vale a pena ir para a Europa? Não seria melhor aproveitar a expansão dos negócios do Brasil com a América Latina?

Para quem nunca participou de uma feira internacional, o mais recomendado é, primeiro, ir como observador. Depois, mais familiarizado com esse tipo de ambiente de negócios, você poderá começar a participar como expositor.

E não pense que basta conhecer a fundo seu produto para se dar bem em uma feira. Você precisará conhecer muito bem a concorrência, preços, as novas tecnologias, tendências de consumo etc.

Comece a se preparar com um ano de antecedência

Expor em uma feira internacional envolve inúmeros detalhes e providências. Por isso, o ideal é começar a se planejar com um ano de antecedência.

Faça um levantamento de tudo o que precisará para participar da feira e analise os custos. Informe-se sobre as datas para a inscrição, contratos, forma de pagamento e reservas, o que inclui passagem, hotel, carro etc.

Aproveite também para se preparar com relação ao idioma. Com a metodologia da Espanhol Fluente, um ano é tempo suficiente para falar como um nativo. E o aprendizado é voltado para as suas necessidades!

Cuide dos detalhes da exibição

Prepare sua equipe para esse momento importante. Além disso, planeje cuidadosamente o espaço para exibição do seu produto e reserve um local para pequenas reuniões.

O stand precisa causar um ótima primeira impressão. Verifique a possibilidade de contratar uma empresa local para cuidar disso.

E não se esqueça: faça o registro das pessoas que visitarem seu stand. São esses contatos que farão valer a pena o investimento.

Aproveite para conhecer a concorrência

Analise e estude sua concorrência. Para isso, visite stands, principalmente de produtos similares.

E esteja atento a possíveis produtos complementares. As feiras também são oportunidades para que você busque benefícios, novas parcerias e novidades em tecnologia.

Encerre bem o processo

Além de todos os trâmites para arrumar as amostras e produtos para reembarque, deixe alguns dias reservados para reuniões adicionais.

Quando retornar para o Brasil, envie comunicados de agradecimento para seguir com os contatos da feira.

Uma reunião de avaliação com a equipe que participou da feira também será produtiva.

Agora que você já sabe de tudo o que precisa para uma feira internacional, procure os eventos mais importantes do seu segmento e comece, agora mesmo, a se preparar. E conte com a Espanhol Fluente!

 
 Compartir noticia