Por que ser bilíngue?

26 de Julio de 2018
Por que ser bilíngue?

 

Sabia que aprender um outro idioma possibilita uma série de vantagens práticas? Além, claro, de fundamental para alavancar a carreira profissional, ser bilíngue garante benefícios extras, principalmente ligados à concentração, memória e habilidades de compreensão.

Ficou interessado? Então, siga a leitura do post e descubra como o aprendizado de um novo idioma pode ajudá-lo. Vamos lá?

Concentração

Aprender um novo idioma exige a atenção do aluno. Fixar um vocabulário até então desconhecido, atentar-se para os detalhes da construção gramatical e da pronúncia exercitam o poder de concentração.

Vale destacar também que o cérebro de uma pessoa bilíngue precisa processar os estímulos com mais rapidez, já que tem que escolher o sistema linguístico mais adequado às suas necessidades naquele momento.

E essa característica passa a se refletir em outros aspectos da vida. Sendo assim, a pessoa bilíngue começa a se adaptar com mais facilidade a contextos desconhecidos, avaliando rapidamente a situação e tomando decisões mais assertivas.

Memória

O exercício constante de aprender e praticar novas palavras, internalizar regras gramaticais, ortografia, figuras de linguagem e expressões culturais ajudam o estudante de idiomas a trabalhar a memória, deixando-a, inclusive, mais aguçada do que em pessoas que não dominam outra língua.

Assim, conforme o aprendizado vai avançando, o resgate e uso da memória vão também se tornando mais frequentes e precisos.

Escuta

A escuta é parte essencial do processo de aprendizado de um novo idioma. Isso porque cada língua tem características próprias de construção e pronúncia que só existem no momento da fala. Sendo assim, para a compreensão dos mais variados sons, é preciso estar com ouvidos atentos e treinados.

Depois de um tempo de estudo e prática, a pessoa bilíngue passa a desenvolver uma habilidade para compreender sotaques específicos e regionais. Com isso, até mesmo aprender um terceiro idioma se torna mais fácil, já que o estudante conseguirá identificar outros sons típicos da língua que ainda não domina.

Compreensão

A habilidade de compreensão é outra característica dos bilíngues. Como cada língua tem sua lógica própria, os textos acabam sendo construídos de maneiras distintas nos diversos idiomas.

Para se ter uma ideia, textos em francês privilegiam a sonoridade, enquanto que textos em inglês são mais objetivos.

Ao lidar constantemente com isso, a pessoa bilíngue acaba treinando sua compreensão textual, que também será usada no dia a dia, facilitando o entendimento de intenções subliminares e linhas de raciocínio – o que, inclusive, ajuda na rotina profissional.

Conexão

Dominar um outro idioma também significa aumentar as maneiras de se conectar com outras pessoas. São oportunidades de trabalho, viagem, estudo que só quem é bilíngue consegue abraçar. Quem fala espanhol, por exemplo, tem a chance de se comunicar com nada menos do que 427 milhões de pessoas no mundo!

E para que a conexão seja realmente eficiente, o ideal é que o aprendizado do idioma leve em considerações os aspectos culturais, já que a língua reflete as características sociais de seus falantes.

Oportunidades profissionais

Esse, sem dúvida, é o benefício mais óbvio de ser bilíngue atualmente. Isso porque, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, dominar uma língua estrangeira é muito importante para se destacar da concorrência.

Além disso, ser fluente em outro idioma abre as portas para uma carreira internacional. Empresas brasileiras, por exemplo, têm se relacionado cada vez mais com países da América Latina, aumentando, assim, a procura por profissionais que dominam o espanhol.

Para quem deseja aproveitar essas oportunidades de trabalho em que o espanhol é uma exigência, o recomendável é um curso voltado para negócios, focado nas necessidades do aluno.

Na Espanhol Fluente, trabalhamos com uma metodologia exclusiva que possibilita que, em apenas 3 meses, o aluno já consiga participar de uma reunião em espanhol. Em 12 meses, já estará se comunicando como um nativo!

Enfim, ser bilíngue abre um leque de possibilidades! Entre em contato conosco e conheça nosso curso de espanhol para negócios com aulas online por videoconferência!

 

 

 
 Compartir noticia