Filmes ajudam a conhecer a história de nossos vizinhos latino-americanos

29 de Noviembre de 2018
Filmes ajudam a conhecer a história de nossos vizinhos latino-americanos

 

Até mesmo pela questão do idioma, o Brasil, durante muito tempo, pouco se relacionou com seus vizinhos da América Latina. É verdade que isso começou a mudar com a instalação do Mercosul e o fomento das relações comerciais entre esses países.

Mas esses anos de afastamento fizeram com que os brasileiros perdessem a oportunidade de conectar-se culturalmente com “sus hermanos”. Pouco sabemos, até mesmo, da história desses países.

E saber do passado sempre nos ajuda a entender o presente. Conhecer a história e cultura desses povos facilita, inclusive, na hora de fechar um negócio. Acredite!

Para quem quer começar a entender melhor tudo isso, há filmes que podem contribuir – e muito.

Sobre o Uruguai, por exemplo, está em cartaz o belíssimo Uma Noite de 12 anos.

A história (verídica) começa em 1973, quando três jovens militantes dos Tupamaros, grupo que luta contra a ditadura local, passam a ser reféns do governo.

Ao longo dos anos, o trio busca meios de sobreviver não só à tortura, mas também ao encarceramento que fez com que ficassem completamente alheios à sociedade, sem a menor ideia se um dia seriam soltos.

Eles eram proibidos até mesmo de falar, mas inventam uma maneira de se comunicar com batidas na parede e, assim, conseguiam manter longas conversas.

Esses três jovens são nada menos que Eleuterio Fernández Huidobro (chegou, mais tarde, a ser ministro da Defesa do Uruguai), Mauricio Rosencof (dramaturgo, poeta e jornalista uruguaio, foi diretor de Cultura do município de Montevidéu) e José Mujica (o agricultor que foi eleito presidente do Uruguai em 2010).

“Este filme mostra que o ser humano não sabe o quanto é forte até o momento em que ser forte é sua única alternativa”, afirmou o diretor durante a estreia.

Aproveite para praticar o espanhol

Que tal unir o útil ao agradável? Aprender sobre a história do Uruguai enquanto pratica o espanhol?

Para isso, fique atento às nossas dicas:

  • procure assistir com áudio e legenda em espanhol. Assim, você treina o ouvido, confere o significado de alguma palavra e ainda tem a oportunidade de observar sua grafia;
  • durante o filme anote o vocabulário que ainda não conhece. Depois, com o auxílio de um dicionário online, procure seu significado. Além de conhecer novas palavras, você entenderá como usá-las no contexto;
  • as expressões idiomáticas são muito importantes no aprendizado de um idioma. Preste atenção nelas e, caso não entenda alguma, procure seu significado. Se ainda ficar alguma dúvida, converse com seu professor;
  • não se deixe enganar pelos falsos cognatos! Muitas palavras são semelhantes ou até mesmo iguais ao português, no entanto com significados totalmente diferentes. Tente notar essas diferenças, principalmente pelo contexto em que elas são usadas.

Praticar espanhol enquanto se assiste a um bom filme é uma maneira excelente de aprendizado. Continue seguindo o blog e as redes sociais da Espanhol Fluente e fique por dentro das nossas dicas culturais.

 
 Compartir noticia