Aprenda a fazer um plano de carreira

14 de septiembre de 2018
Aprenda a fazer um plano de carreira

 

Fim de ano se aproximando, hora de se preparar para 2019. Esse é o momento ideal para fazer um balanço da sua carreira, refletir sobre o que não vale mais a pena insistir e traçar novas metas para alcançar o sucesso.

A melhor maneira de começar um plano de carreira é se perguntando onde você gostaria de estar e o que gostaria de estar fazendo daqui cinco anos.

Algumas pessoas vão preferir aliar equilíbrio profissional com qualidade de vida. Outras vão investir na carreira, estudando uma nova língua ou matriculando-se em uma pós-graduação. Há ainda quem queira começar com antecedência os planos para uma carreira internacional.

O importante é ter um objetivo definido. Depois, o mais indicado é seguir um passo a passo para que seu projeto se torne realidade.

Ficou interessado em tomar as rédeas da sua vida profissional? Então, siga a leitura do post e saiba como alcançar suas metas.

Faça uma reflexão sobre seu momento atual

De uma maneira muito realista, olhe para si mesmo e identifique seus pontos fortes e fracos. Perceba o que fez você chegar até aí e o que, por outro lado, impediu que fosse mais longe.

A partir dessas informações, analise o que precisa fazer para melhorar como profissional, quais são suas necessidades individuais.

Verifique o recurso que você tem disponível

Uma mudança ou mesmo upgrade na carreira podem significar um investimento. Por isso, ao estipular estratégias, verifique os recursos necessários para tirá-las do papel.

Por isso, é sempre interessante que o plano de carreira seja um projeto para ter início em alguns anos. Nesse tempo, você poderá se capitalizar.

Saiba onde quer chegar

Um plano de carreira não significa apenas um cargo melhor. Pode significar também empreender, mudar de profissão, de país.

E tudo isso tem muito a ver com seu momento atual. Algo não vai bem e, por isso, a vontade de mudar.

Mas, apenas o desejo de algo novo não vai levá-lo a lugar nenhum. Para chegar lá e alcançar a mudança desejada você precisa ter em mente o que realmente quer.

É muito importante também definir prazos. Sem isso, é possível que pouca coisa saia do papel.

Alinhe estratégias

Com a meta definida, alinhe a estratégia para chegar lá. Será preciso fazer um MBA, um curso de marketing pessoal, aprender um novo idioma?

Nesse ponto, é fundamental que seu plano de carreira deixe de ser uma ideia e passe a ser uma planilha.

Ao transferir tudo o que está na sua cabeça para o “papel”, ficará mais fácil acompanhar as etapas e lembrar sempre do que se comprometeu a fazer para atingir a meta, inclusive com relação aos prazos.

Avalie os resultados

Não deixe para avaliar seu plano apenas no final. Durante o processo, analise se as metas são viáveis, se as estratégias estão funcionando, se você está procrastinando. E, se for necessário, adapte rotas.

Enfim, seguindo esses passos você conseguirá concretizar planos antigos.

E pense sobre algo muito importante: para alavancar a carreira, para uma oportunidade de trabalho no exterior, começar a importar ou exportar e fazer seu negócio crescer há uma estratégia em comum – a fluência em um outro idioma.

Quer saber como encaixar o aprendizado de uma nova língua nesse passo a passo para um plano de carreira? Então, não deixe de ler nosso próximo post.

 
 Compartir noticia