A procrastinação está fazendo com que você adie seu plano de aprender uma nova língua?

06 de septiembre de 2018
A procrastinação está fazendo com que você adie seu plano de aprender uma nova língua?

 

Você já teve como meta aprender um idioma mas nunca colocou o plano em prática? Pois saiba que isso é mais comum do que você imagina. É a tal procrastinação. Já ouviu falar?

Tem uma frase de Anthony Robbins, famoso coach motivacional, que explica um pouco essa situação: “O segredo do sucesso é aprender como usar a dor e o prazer, em vez de deixar que usem você. Se fizer isto, estará no controle de sua vida. Se não fizer, é a vida quem controla você”.

Robbins, em seu livro, ainda explica que, apesar de sentirmos a dor da procrastinação, levamos essa situação até o limiar emocional para, aí, tomarmos uma atitude.

Mas o problema é que nem sempre há tempo hábil para isso. Um profissional, por exemplo, sabe que precisa estudar uma nova língua para alavancar a carreira, porém sempre adia o momento de começar. Até que, um dia, aparece a oportunidade de uma carreira internacional. Aí vem todo aquele sentimento de culpa por não ter colocado em prática um plano antigo.

Para evitar que isso aconteça, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a fazer parte do grupo de pessoas que não adiam nem desistem de um curso de idiomas e, por isso, chegam lá!

Evite as tentações

Esse é um dos maiores motivos para a procrastinação. Não perca tempo tentando se policiar internamente. A dica é mudar seu ambiente.

Às vezes, por exemplo, a sala de aula pode levar a distrações. Ou até mesmo quando pensamos no trânsito para chegar lá, no frio que está fazendo.

Enfim, se ir até uma escola de línguas ou fazer aula com outras pessoas têm atrapalhado seus estudos, procure logo um curso online por videoconferência com professor particular.

E uma dica importante: apesar da flexibilidade de horário que esse tipo de curso possibilita, tenha uma agenda fixa de aulas. Isso ajuda muito a manter a disciplina.

Torne o processo divertido

Nada melhor do que fazer o que se gosta. Aí fica fácil espantar a procrastinação. Por isso, escolha um método que se adapte às suas necessidades.

Busque também praticar por meio de filmes, músicas ou conversando com um amigo que domina o idioma.

Não espere o momento ideal

O ser humano sempre tem uma boa desculpa para adiar um plano: não está preparado, não tem dinheiro, não tem tempo, não tem apoio etc etc etc.

Se falta algo, use as ferramentas que tem no momento e, com elas, dê o melhor de si.

Além disso, temos uma parte primitiva em nosso cérebro que nos “empurra” para o prazer imediato. Por isso, planos a longo prazo parecem sempre menos importantes.

Planeje recompensas

Exatamente por essa parte primitiva de nosso cérebro muitas vezes nos controlar, ela precisa ser treinada.

Um animal de estimação não fica sentado só porque o dono pediu. Toda vez que ele obedece, recebe um biscoitinho. Assim, a resposta ao comando passa a ser automática.

Você também pode se planejar para receber uma recompensa sempre que conseguir vencer a procrastinação nos estudos. Manteve uma semana de disciplina? Presentei-se com um jantar especial ou com uma ida ao cinema.

Perdoe-se e siga

Thomas Edison falhou 1093 vezes tentando inventar a lâmpada. Por que acha que com você seria diferente?

Tenha em mente que, se errar e seguir em frente, estará progredindo. Se desistir, estará derrotado.

Se você não se saiu tão bem quanto esperava naquela reunião em espanhol, anote os principais problemas, converse com seu professor, estude e vá muito melhor na próxima reunião!!

No final das contas, para vencer a procrastinação é necessário ter consistência e disciplina. Seguindo esses passos você conseguirá tirar do papel aquele plano de aprender um novo idioma e, assim, estar preparado para quando a oportunidade aparecer. E a Espanhol Fluente pode ajudá-lo! Entre em contato conosco.

 
 Compartir noticia